sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

* Calendário Escolar

Profas.: Darliane e Renata


13 comentários:

  1. Mais uma vez, quero ressaltar o quanto a interdisciplinaridade amplia as formas de aprendizagem e enriquece o conhecimento. As aulas cumprem com os objetivos propostos e chamam atenção por serem atividades que se estendem por vários dias levando os alunos a terem um compromisso com a atividade. Outro ponto relevante é fazer com que os alunos aprendam a trabalhar em equipe desde cedo. muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante, pois como se trata de uma atividade processual os alunos terão o compromisso de desenvolver e melhorar cada vez mais seus trabalhos. É relevante destacar também a aliança que fizeram com outras disciplinas, tornando o desenvolvimento deste trabalho algo mais divertido.

    ResponderExcluir
  3. Achei super legal a proposta da construção de um calendário com as crianças. Propor a interdisciplinaridade na prática sempre é uma boa pedida para que as aulas fiquem mais interessantes e dinâmicas. Acredito que os alunos se sentiram mais envolvidos com a aula e fixarão melhor o conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Milene Kinlliane:
    É sem dúvida uma atividade muito interessante. Envolve disciplinas diferentes, exlorando assim a interdiscilinaridade, pesquisa, trabalho em equipes para a construção de um calendário para toda a turma. O trabalho não se torna cansativo e aproxima os aulunos das datas comemorativas de forma não apenas a memorizar, mas a conhecê-las. Seria até interessante propor que ao final da atividade os alunos pudessem contar algumas curiosidades e falar um pouco sobre o que descobriram acerca das datas comemorativas que ficaram responsáveis.Dessa forma, todo o trabalho será socializado.

    ResponderExcluir
  5. Rafaela Ferreira09/01/2011, 18:17

    Apesar de não ter utilizado nenhum dos softwares vistos na disciplina, esse plano de aula foi bastante interessante, pois sem dúvidas as crianças iriam gostar muito de confeccionar seu próprio calendário.

    Uma sugestão que pensei, foi que as datas comemorativas poderiam ter relação com a vida das crianças. Por exemplo, em algum dia que não tivesse acontecido algum fato marcante para a história do mundo, mas sim, para a história da criança, ela poderia marcar o dia. Por exemplo, utilizando a data de seu aniversário, de alguns dos seus familiares e até dos próprios amigos.

    Adorei a proposta, com certeza um dia realizarei uma dessas com minha futura turma. hehe.

    ResponderExcluir
  6. A atividade é bem dinâmica, deixando a aula criativa e interessante para os alunos, além de ser importante por incentivar o trabalho em equipe. Ao sugerir esse conteúdo podemos contar a origem, como eram feitos os calendários antigamente e fazer um link com a questão de como era medido o tempo (relógios solares, lunares, ampulhetas, contagem dos meses pela fases da lua). Além, de fazer interdisciplinaridade com a história ao falar do calendário hebraico, chinês, gregoriano e outros. Fica bem legal também o que a Rafaela comentou adicionar datas importantes para os alunos, que fazem parte da sua vida social. Parabéns pela proposta!

    ResponderExcluir
  7. A atividade de pesquisar é muito importante, pois quando o aluno se parte da construção do conhecimento ele se interessa muito mais e aprende bem melhor. Ótima atividade.

    ResponderExcluir
  8. Ediane Faustino14/01/2011, 13:21

    Meninas adorei a idéia, tenho certeza que os alunos iriam adorar e a participação na atividade iria obter bastante proveito. A riqueza desta proposta de aula esta desde o trabalho com a interdisciplinaridade, conduta praticamente essencial na dinamica escolar que vivemos atualmente, até o fato de os alunos escolherem suas proprias datas relevantes para constituirem seus calendarios. Adorei e já vou anotar na minha lista de propostas de aula!!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da proposta de trabalhar a interdisciplinaridade a partir de uma atividade aparentemente simples como a produção de um calendario. Acredito que vai realmente motivar os alunos a participarem já que se trata de uma atividade dinamica e interessante.

    ResponderExcluir
  10. Atividade bastante interessante, gostei muito, proporciona uma interdisciplinaridade. Parabéns pela proposta!

    ResponderExcluir
  11. Carina Santiago:

    Bem legal a proposta, pois proporciona aos alunos o trabalho de orientação no espaço e no tempo através das datas. Saber fazer o uso do calendário,conhecer as datas comemorativas e feriados proporciona uma interdiciplinaridade importante.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  12. A ideia de interdisciplinariedade é muito boa! Mas, por se tratar de uma aula de Matemática, este deve ser o foco maior. No mais, o desenvolvimento de uma atividade sobre as unidades de tempo é interessante. Talvez, um tanto quanto elementar, para a idade escolar que vocês propõem. Além disso, o uso do recurso poderia ser maior explorado. O calendário, por exemplo, poderia ser construído de forma coletiva pelos alunos em um recurso digital, como o GoogleDocs ou mesmo um blogue.

    [Nota: 7,0]

    ResponderExcluir
  13. Eu já fiz uma atividade assim. Não com foco em matemática, mas foi muito gostoso, pq a gente pode partir daquilo que eles sabem, no caso das datas comemorativas.

    Adorei!

    Alana Vasconcelos

    ResponderExcluir