sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

* Conhecendo os Triângulos

Profas.: Ediane, Helaine e Gilvânia


13 comentários:

  1. Os três momentos da aula são repletos de atividades que envolvem os alunos na aula e isso é fundamental. A idéia de chamar a atenção dos alunos primeiro em sala, apresentando em material concreto as formas dos triângulos; dar a oportunidade aos alunos de colocar em prática o que atenderam através do software educativo; e por fim, deixar os alunos explorarem o software livremente faz com que eles tenham mais interesse em informática e no conteúdo apresentado.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da atividade, pois de início o professor dará suporte aos alunos apresentando material, em seguida agirá de forma interativa com sua turma (realizando um levatamento prévio do conhecimento dos alunos)e posteriormente utilizará o software como ferramenta de auxilio para o aprendizado, deste modo a aula torna-se divertida, interativa e muito rica.

    ResponderExcluir
  3. Milene Kinlliane:

    O software aparece com uma ferramenta atrativa e diferencial na aula para que os alunos possam construir seus próprios desenhos geométricos a partir desse recurso. Durante a metodologia podemos perceber o papel funamental do professor que tem uma importante tarefa de intervenção durante aula.

    ResponderExcluir
  4. foi bem interessante dividir a ativiade em três momentos. primeiro por que deixa a aula bem organizada e depois por que as crinaças acompanham elor as etapas de construção da aula. Trabalhar os triângulos por meio do sotware torna a atividade bem mais atrativa para os alunos.
    Darliane

    ResponderExcluir
  5. Nessa aula o conceito sobre os diversos tipos de triângulos fica bem esclarecido, pois as atividades se dá de forma processual, primeiramente porque a professora traz o material concreto fabricado por ela mesma, e depois ocorre a aplicação com o software educativo. Muito interessante.
    Att,
    Renata Mondiane.

    ResponderExcluir
  6. Rafaela Ferreira09/01/2011, 18:35

    Ótima proposta. Entretanto, acho que ao invés da professora confeccionar as figuras, a mesma poderia explicar a teoria sobre os triângulos e em seguida solicitar que as próprias crianças formem os triângulos. A turma poderia ser dividida em trios e cada trio poderia ficar responsável pela confeccção de um triângulo diferente (podendo repetir, dependendo do número de trios contidos na sala), em seguida, cada trio poderia apresentar suas figuras e até explicar as diferenças entre os triângulos. "Nosso triângulo é assim, porque tem tantos lados e etc". É só uma sugestão, acho que dessa forma seria mais interessante e proveitoso, pois contaria diretamente com a aprendizagem e participação imediata dos alunos.

    ResponderExcluir
  7. A proposta é bem interessante por se trabalhar tanto o concreto, como o conceito e no virtual a estrutura dos triângulos. Realmente ficaria legal se as crianças confeccionassem os triângulos, poderiam fazer uso de medidas e comprimento. Outra proposta é fazer interdisciplinaridade, por exemplo, que tal articular com história como trabalhar o Egito e as pirâmides; ou até mesmo a Arte com a apresentação do Cubismo que aborda as formas da natureza por meio de figuras geométricas, assim as crianças poderão produzir imagens que retratem algum objeto somente com triângulos.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de fazer sugestões: não apresentem os triângulos feitos e com seus "nomes". Acredito que a aula de vc's pode render muito mais, se procurarem estabelecer as características das figuras para, a partir de então, começar um processo de "nomeação" e explicação dos motivos pelos quais as mesmas são conhecidas por este ou aquele "nome". Além disso, sugiro deixar livre o momento de manipulação do software por parte dos alunos. Aqui o professor pode efetivamente avaliar se os alunos conseguiram realmente perceber as características dos triângulos e auxiliar os mesmos em suas dificuldades, de modo a evitar que os alunos apenas repitam uma atividade que o professor esteja "passando". Espero q tenha ajudado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a proposta e concordo com o Leno quando diz "não apresentem os triângulos feitos e com seus "nomes" para que os proprios alunos possam chegar a conclusão dos nomes dos triangulos que estao conhecendo.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a proposta de vocês. Explora um recurso apropriado ao conteúdo que se pretende trabalhar, no caso o SEL Kig e ficaram claros os conteúdos a serem explorados - semelhança de triângulos. Além disso, concordo com a sugestão do Leno para deixar que os alunos demonstrem suas ideias quanto a "propostas" de nomes para os triângulos.

    [Nota: 8,0]

    ResponderExcluir
  11. Achei simples e objetivo.

    Numa aula que aborde triangulo e suas características, essa aula poderia ser bem produtiva.

    Mas achei que teríamos que ter cuidado em relação à avaliação.

    Será preciso um olho clínico em cada dupla par acompanhar o processo.


    Alana Vasconcelos

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Levar o aluno a refletir, resgatar semelhanças e diferenças entre as formas de triangulo é um passo que valoriza o aluno como autor da aprendizagem, pois o professor deve dar as informaçções necessaria para o aluno construir tal conhecimento. Postura diferente da que nos conhecemos de umas decadas anteriores, nas quais os professores eram simples transmissores do conhecimento e os alunos, por sua vez, decoravam o sistema. Considero que depois da atividade feita no aplicativo, poderia ter sido feita uma especie de revisao na qual os alunos, em uma roda de conversa, dissessem quais triangulos conseguiram realizar e os que nao conseguiram, e destacassem qual os prodecedimentos utilizados para construir os diversos triangulos.

    ResponderExcluir