sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

* Encontrando o Caminho

Profas.: Ana Larisse e Sun-Eiby


19 comentários:

  1. Achei muito interessante inserir o conteudo de localização de forma tão divertido. o jogo atrai as crianças e ensina a compreenderem o espaço a sua volta de forma fácil e objetiva. Muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Milene Kinlliane:

    A ideia de utilização do software é muito legal. Além de divertida, incentiva o trabalho com o outro e reforça os conteúdos discutidos na aula. Os trabalhos realizados em dupla, em equipes são sempre produtivos, pois estimula o diálogo, a atenção, dentre outros aspectos.

    ResponderExcluir
  3. Achei uma atividade muito boa que trabalha as noções de espaço de uma forma lúdica, mas ao mesmo tempo que demanda concentração para dar os comandos certos. Daria uma sugstão que poderia ser o seguinte: depois que a turma terminasse jogo no computador eles poderiam fazer o próprio labirinto em papel ou fazer uma adapatação do jogo para o plano físico, talvez na quadra ou pátio... tenho certeza que a atividade despertaria muito o interesse das crianças.
    Darliane

    ResponderExcluir
  4. A aitividade ficou bem completa, a idéia de utilizar esse software com a localização do objeto no espaço ficou bem significativa. Fica mais fácil para os alunos assimilarem a questão da localização no espaço.
    Att,
    Renata Mondiane.

    ResponderExcluir
  5. Rafaela Ferreira09/01/2011, 18:25

    Quando estava observando a atividade, pensei que ela seria melhor explorada e até mais divertida se fosse mais real, não ficasse somente no computador. Então, concordando com o que a nossa colega Darliane disse, após a utilização do software, o professor poderia incentivar as crianças a construirem seu próprio labirinto. Poderia dividir a turma em dois grupos e cada uma desenharia um labirinto no chão, de modo que os dois grupos conseguissem sair do labirinto que o outro grupo construiu. Com certeza seria uma atividade bem interessante e faria com que as crianças saissem das carteiras e se sentissem mais livres (mesmo estando em aula), dentro da sala de aula ou em outros espaços da escola.

    ResponderExcluir
  6. A atividade é bem interessante e lúdica para se trabalhar a lateralidades e noções de espaço com as crianças, além de estimular o trabalho em equipe, diálogo e confiança no outro colega. Muito boa a ideia de inicia abordado o assunto no plano real e concreto com as crianças, isso facilita a construção dos conhecimentos, para depois ir com as atividades no computador.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante essa atividade, pois as crianças aprendem brincando. E o trabalho em dupla é muito importante, pois haverá também a socialização dos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  8. MARCELLA KEYLLA TEIXEIRA

    GOSTEI DA EXPLORAÇÃO ESPACIAL NA ATIVIDADE.
    ACHO QUE É POUCO UTILIZADA E POUCO COMPREENDIDA.
    INTERESSANTE TAMBÉM SEM O APLICATIVO,SERIA MAIS FÁCIL PARA A COMPREENSÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS.

    ResponderExcluir
  9. Ediane Faustino14/01/2011, 13:54

    Adorei a atividade proposta, pois trabalha conceitos essenciais para as crianças e que muitas vezes acabam sendo esquecidos diante de tantos conteudos metodicos!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela criatividade!!!! Achei a idéia muito fértil e que esta pode ser uma aula onde também se poderão trabalhar muitos dos conteúdos procedimentais dos alunos(saber ouvir o outro, respeitar o processo de aprendizado do parceiro de atividade, etc); Acredito que estas outras possibilidades deverão estar sendo desenvolvidas a partir do trabalho q vc's realizaram. Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Otima a ideia de trabalhar espaço e forma a partir de lugares limitados como labirinto pois além do objetivo proposto, desenvolove também a capacidade de coordenação motora e a motivação para participar da atividade.

    ResponderExcluir
  12. Com essa atividade pode ter certeza que o aluno aprenderá brincando! Muito boa mesmo a ideia, adorei!

    ResponderExcluir
  13. Com certeza essa é uma proposta maravilhosa para trabalhar com as crianças. Trabalhar o espaço, a lateralidade, esquerda e direita é sempre muito importante. Parabéns ao grupo!!!

    luiza fontenele

    ResponderExcluir
  14. Carina Santiago:

    A idéia é bem legal, pois o aluno irá compreender melhor os espaços e sua localização neste, porém acho que poderia ficar muito fácil para algumas crianças nessa faixa etária!

    Parabéns pela proposta!

    ResponderExcluir
  15. Adorei essa atividade achei bastante interessante e os conceitos trabalhados antes do inicío do exercício foi muito interessante, adorei de verdade!!!!

    Renata Chaves da Silva

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a proposta de vocês. Explora um recurso apropriado ao conteúdo que se pretende trabalhar, no caso o SEL GCompris e deixaram claros os conteúdos a serem explorados. Interessante também, a ideia de um aluno guiar o outro, pois proporciona, dentre outras competências os conteúdos procedimentos apontados pelo Leno. Além disso, a ideia da Darliane e Rafaela de explorar a atividade também no "mundo real" é bem interessante.

    [Nota: 8,0]

    ResponderExcluir
  17. Ah!

    Eles vão adorar!!

    Muito interessante a questão da localização no próprio laboratório.

    Bem pensada a escolaridade.
    Parabéns!


    Alana Vasconcelos

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito dessa atividade, o seu contéudo despertar o interesse do aluno. Pois aborda uma proposta bem dinamica, usando o software Dr.Geo, que é um excelente recurso para o aprendizado da matemática.

    Aline Rebouças

    ResponderExcluir
  19. Gostei da proposta, porem, considero que o aluno nao ira interagir com o conteudo tanto quanto se, depois da atividade feita no aplicvativo, trouxesse para uma roda conversa, alguns exemplos que abordassem a representação de uma pessoa ou objeto no espaço.

    ResponderExcluir