sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

* Explorando as formas geometricas com o Tangran

Profas.: Ana Caroline, Livia e Milene


13 comentários:

  1. A utilização do tangran na aula proposta é muito divertida, pois envolve não apenas conhecimentos matemáticos, mas também questões como contação de histórias e a disciplina de história, já qua logo de início o professor introduzirá a aula contando a história do brinquedo. Outro ponto interessante é dividir as atividades em sala em dois momentos, no primeiro com atividades orientadas pelo educador e em outro a ação dos alunos de maneira livre.

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  2. Gostei muito da proposta de contar a história do brinquedo as crianças antes de introduzir o conteúdo. Deixa a aula mais leve e interessante. Explorar formas com o tangram sempre é algo divertido. Parabéns!

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  3. A abordagem da aula é bem divertida, pois trabalha-se com o tangram. A assimilação das formas geométricas e suas características fica bem mais fácil.
    Att,
    Renata Mondiane.

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  4. Rafaela Ferreira09/01/2011, 18:03

    Outra atividade com a utilização do Tangran e essa de uma forma mais clara, podemos perceber mais uma vez como o Tangran é útil para se trabalhar com a transdisciplinaridade, envolvendo a geometria, a história, dentre outros.
    Muito boa a contextualização proposta, é isso aí, vamos explicar para as crianças as origens das coisas, apresentar cultura e não só apresentar por apresentar, sem história, sem contexto.

    Parabéns ao trio, excelente proposta!!

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  5. Corrigindo: Interdisciplinaridade*
    =)

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  6. o Tangran é um recurso interessnte quando se trabalha com formas geométricas porque além de representar as figuras ele vai possibilitar o desenvolvimento do raciocinio lógico e da criatividade dos alunos.

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  7. Olá meninas, parabéns pelo trabalho! Gostaria apenas de sugerir à atividade de vc's uma exploração maior da parte de realizar medidas/explorar as formas do Tangran, pois esse conteúdo ainda é pouco explorado em situações vivenciais concretas por parte dos alunos e professores e essa seria uma oportunidade muito boa para realizar diferentes formas de medição com vários tipos de instrumentos em sala de aula. Mas isso é apenas uma atividade de caráter complementar. Fica a dica! Abraços!

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  8. parabenizo pela proposta que ora apresenta, pois no plano de aula visão trabalhar com números, lados, tamanhos, raciocíono lógico, etc. além do mais que pretendem trabalhar a habilidade e observação, muito legal o que fizeram.

    Antonio Filho

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  9. Interessante a proposta de vocês com as atividades com Tangam. Exploram um recurso apropriado ao conteúdo que se pretende trabalhar, um tangran confeccionado pelos alunos e o SEL GTans. Positivo também a ideia de trazer um pouco da história do quebra-cabeça e, nesse discussão, iniciar a aula, como alguns colegas observaram. Contudo, apenas acho que não deixaram claro qual é o momento da aula em que se trabalha com os recurso "analógico" e digital.

    [Nota: 8,0]

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  10. Eu sou fanzona do TANGRAN.

    Acho inteligentíssimo. Para qualquer idade, só depende do que se pretende abordar.

    Pra mim, esse é o melhor!!

    Alana Vasconcelos

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  11. Achei muito interessante a proposta de indicar o numero de peças para a construção de cada forma, pois as crianças terão de utilizar ainda mais o raciocinio lógico para completarem a atividade.

    Joana Brito

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  12. Foram feitas várias atividades usando o Tangran, mas na minha opinião essa atividade se sobresaiu, pois primeiramente faz uma abordagem com os alunos sobre o jogo, pois muitos alunos ainda desconhecem esse recurso, depois explicar a história do jogo, é abordado as formas que se devem trabalhar com o mesmo.E também permitir que os alunos usem da criatividade e construa nesse jogo seus próprios desenhos, motivando assim o aprendizado do aluno.

    Aline Rebouças

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