A utilização do tangran na aula proposta é muito divertida, pois envolve não apenas conhecimentos matemáticos, mas também questões como contação de histórias e a disciplina de história, já qua logo de início o professor introduzirá a aula contando a história do brinquedo. Outro ponto interessante é dividir as atividades em sala em dois momentos, no primeiro com atividades orientadas pelo educador e em outro a ação dos alunos de maneira livre.
Gostei muito da proposta de contar a história do brinquedo as crianças antes de introduzir o conteúdo. Deixa a aula mais leve e interessante. Explorar formas com o tangram sempre é algo divertido. Parabéns!
A abordagem da aula é bem divertida, pois trabalha-se com o tangram. A assimilação das formas geométricas e suas características fica bem mais fácil. Att, Renata Mondiane.
Outra atividade com a utilização do Tangran e essa de uma forma mais clara, podemos perceber mais uma vez como o Tangran é útil para se trabalhar com a transdisciplinaridade, envolvendo a geometria, a história, dentre outros. Muito boa a contextualização proposta, é isso aí, vamos explicar para as crianças as origens das coisas, apresentar cultura e não só apresentar por apresentar, sem história, sem contexto.
o Tangran é um recurso interessnte quando se trabalha com formas geométricas porque além de representar as figuras ele vai possibilitar o desenvolvimento do raciocinio lógico e da criatividade dos alunos.
Olá meninas, parabéns pelo trabalho! Gostaria apenas de sugerir à atividade de vc's uma exploração maior da parte de realizar medidas/explorar as formas do Tangran, pois esse conteúdo ainda é pouco explorado em situações vivenciais concretas por parte dos alunos e professores e essa seria uma oportunidade muito boa para realizar diferentes formas de medição com vários tipos de instrumentos em sala de aula. Mas isso é apenas uma atividade de caráter complementar. Fica a dica! Abraços!
parabenizo pela proposta que ora apresenta, pois no plano de aula visão trabalhar com números, lados, tamanhos, raciocíono lógico, etc. além do mais que pretendem trabalhar a habilidade e observação, muito legal o que fizeram.
Interessante a proposta de vocês com as atividades com Tangam. Exploram um recurso apropriado ao conteúdo que se pretende trabalhar, um tangran confeccionado pelos alunos e o SEL GTans. Positivo também a ideia de trazer um pouco da história do quebra-cabeça e, nesse discussão, iniciar a aula, como alguns colegas observaram. Contudo, apenas acho que não deixaram claro qual é o momento da aula em que se trabalha com os recurso "analógico" e digital.
Achei muito interessante a proposta de indicar o numero de peças para a construção de cada forma, pois as crianças terão de utilizar ainda mais o raciocinio lógico para completarem a atividade.
Foram feitas várias atividades usando o Tangran, mas na minha opinião essa atividade se sobresaiu, pois primeiramente faz uma abordagem com os alunos sobre o jogo, pois muitos alunos ainda desconhecem esse recurso, depois explicar a história do jogo, é abordado as formas que se devem trabalhar com o mesmo.E também permitir que os alunos usem da criatividade e construa nesse jogo seus próprios desenhos, motivando assim o aprendizado do aluno.
A utilização do tangran na aula proposta é muito divertida, pois envolve não apenas conhecimentos matemáticos, mas também questões como contação de histórias e a disciplina de história, já qua logo de início o professor introduzirá a aula contando a história do brinquedo. Outro ponto interessante é dividir as atividades em sala em dois momentos, no primeiro com atividades orientadas pelo educador e em outro a ação dos alunos de maneira livre.
ResponderExcluirGostei muito da proposta de contar a história do brinquedo as crianças antes de introduzir o conteúdo. Deixa a aula mais leve e interessante. Explorar formas com o tangram sempre é algo divertido. Parabéns!
ResponderExcluirA abordagem da aula é bem divertida, pois trabalha-se com o tangram. A assimilação das formas geométricas e suas características fica bem mais fácil.
ResponderExcluirAtt,
Renata Mondiane.
Outra atividade com a utilização do Tangran e essa de uma forma mais clara, podemos perceber mais uma vez como o Tangran é útil para se trabalhar com a transdisciplinaridade, envolvendo a geometria, a história, dentre outros.
ResponderExcluirMuito boa a contextualização proposta, é isso aí, vamos explicar para as crianças as origens das coisas, apresentar cultura e não só apresentar por apresentar, sem história, sem contexto.
Parabéns ao trio, excelente proposta!!
Corrigindo: Interdisciplinaridade*
ResponderExcluir=)
o Tangran é um recurso interessnte quando se trabalha com formas geométricas porque além de representar as figuras ele vai possibilitar o desenvolvimento do raciocinio lógico e da criatividade dos alunos.
ResponderExcluirOlá meninas, parabéns pelo trabalho! Gostaria apenas de sugerir à atividade de vc's uma exploração maior da parte de realizar medidas/explorar as formas do Tangran, pois esse conteúdo ainda é pouco explorado em situações vivenciais concretas por parte dos alunos e professores e essa seria uma oportunidade muito boa para realizar diferentes formas de medição com vários tipos de instrumentos em sala de aula. Mas isso é apenas uma atividade de caráter complementar. Fica a dica! Abraços!
ResponderExcluirÓtima a proposta!
ResponderExcluirparabenizo pela proposta que ora apresenta, pois no plano de aula visão trabalhar com números, lados, tamanhos, raciocíono lógico, etc. além do mais que pretendem trabalhar a habilidade e observação, muito legal o que fizeram.
ResponderExcluirAntonio Filho
Interessante a proposta de vocês com as atividades com Tangam. Exploram um recurso apropriado ao conteúdo que se pretende trabalhar, um tangran confeccionado pelos alunos e o SEL GTans. Positivo também a ideia de trazer um pouco da história do quebra-cabeça e, nesse discussão, iniciar a aula, como alguns colegas observaram. Contudo, apenas acho que não deixaram claro qual é o momento da aula em que se trabalha com os recurso "analógico" e digital.
ResponderExcluir[Nota: 8,0]
Eu sou fanzona do TANGRAN.
ResponderExcluirAcho inteligentíssimo. Para qualquer idade, só depende do que se pretende abordar.
Pra mim, esse é o melhor!!
Alana Vasconcelos
Achei muito interessante a proposta de indicar o numero de peças para a construção de cada forma, pois as crianças terão de utilizar ainda mais o raciocinio lógico para completarem a atividade.
ResponderExcluirJoana Brito
Foram feitas várias atividades usando o Tangran, mas na minha opinião essa atividade se sobresaiu, pois primeiramente faz uma abordagem com os alunos sobre o jogo, pois muitos alunos ainda desconhecem esse recurso, depois explicar a história do jogo, é abordado as formas que se devem trabalhar com o mesmo.E também permitir que os alunos usem da criatividade e construa nesse jogo seus próprios desenhos, motivando assim o aprendizado do aluno.
ResponderExcluirAline Rebouças