sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

* Quebra-cabeça com o Tangram

Profas.: Mariana e Wandressa


17 comentários:

  1. O tangran é um ótimo recurso para trabalhar a geometria. O professor pode explorar bastante o assunto perguntando aos alunos quais as formas geométricas que compõem a figura, trabalhar a quantidade, o tamanho, entre outros. A atividade atende aos objetivos. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. É interessante como o Tangran nos dá diversas possibilidades de utilização, tanto por ser um jogo divertido e dinâmico, como também pela sua característica diversifica. Assim podemos utiliza-lo de várias maneiras.

    Larisse

    ResponderExcluir
  3. Utilizar o tangram em sala é uma boa pedida. seja de forma concreta ou virtual, este material aproxima as crianças das formas a sua volta e de tudo que pode ser criado a partir delas. Gostei muito, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Rafaela Ferreira09/01/2011, 17:52

    O Tangran é uma ferramenta super atraente para as crianças e para a utilização do professor em sala de aula, pois é algo que pode servir para trabalhar com a transdiciplinaridade, envolvendo matemática, artes, história, dentre outros. Após um exercício destes, em que explora a geometria, se utilizado com crianças menores, por que não trabalhar com as formas de uma maneira mais concreta? Entregando os papéis cortados, bem coloridos e pedindo que as crianças montem, recortem ou dobre diferentes figuras? Podendo valorizar até a imaginação das crianças, não necessariamente socilitando a construção de figuras geometricas tradicionais.
    Enfim, ótima atividade. Parabéns dupla!

    ResponderExcluir
  5. Realmente o tangran é um recurso lúdico e divertido, que pode desenvolver nas crianças o raciocínio lógico, a criatividade, a formulação de hipóteses e outras habilidades necessários em sala de aula. Pode ser trabalhado com todas as faixas etárias, além de diversos conteúdos (formas, medidas, perímetro, quantidade, ângulo). Temos a oportunidade de mostrar as crianças a riqueza de formas e possibilidades, pois com apenas sete peças podemos construir animais, plantas e pessoas. Foi muito boa a ideia da dupla, pois este jogo facilita muito o estudo da geometria.

    ResponderExcluir
  6. O Tangran é um recurso interessante no conteúdo Espaço e Forma pois possibilita o reconhecimento das formas geométricas de uma forma divertida e desafiadora

    Cleuma Raquel

    ResponderExcluir
  7. As atividades desenvolvidas neste software sempre são boas, pois ele nos permite usar diversas metodologias e é bem lúdico. Ótima atividade.

    ResponderExcluir
  8. De fato, o Tangran é uma ferramenta bem atrativa e lúdica. Considero que a faixa etária para tal atividade foi bem escolhida, já que são crianças que ainda estão conhecendo melhor os conteúdos de geometria. Ressalto também a observação feita pela colega Rafaela quanto a trabalhar tal material de forma concreta, onde os próprios alunos poderiam construir seu póroprio Tangran.

    Juliana Fernandes

    ResponderExcluir
  9. Adorei a proposta, pois é bastante lúdica e facilita a aprendizagem dos alunos, aleḿ de utilizar o Tangran que é uma ferramenta super atraente para as crianças.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da proposta de vocês, pois considero o Tangran como um recurso que permite trabalhar muito os assuntos relacionados a geometria, pricipalmente as formas geométricas, além de ser um recurso que explora a criatividade das crianças.

    luiza fontenele

    ResponderExcluir
  11. Trabalhar com o Tangran é bem legal,pois a criança vai descobrindo que as figuras geométricas formam imagens, portanto é bastante lúdico!
    Bem Legal!

    Carina Santiago

    ResponderExcluir
  12. O Tangran sem dúvida é um ótimo recurso para se trabalhar em sala de aula já que é bastante lúdico e podemos aproveitar sua ludicidade para trabalhar a identificação das formas geométricas, noções de quantidade, tamanho, dentre outros aspectos.

    Virginia Cabral

    ResponderExcluir
  13. Achei que essa atividade cumpriu extamente sua proposta, uma vez que essa corresponde a uma atividade lúdica, bem interessante meninas!

    Renata Chaves da Silva

    ResponderExcluir
  14. a proposta de aula é bastante interessante, pois a utilização do tangran é uma forma de estimular a capacidade imaginativa, além do mais as formas geometricas.

    Antonio José

    ResponderExcluir
  15. Interessante a proposta de vocês com as atividades com Tangam do GCompris. Exploram um recurso apropriado ao conteúdo que se pretende trabalhar. Contudo, vocês poderiam enfocar a ideia de desenvolver o raciocínio, a dedução que o jogo proporciona, como observaram alguns colegas em seus comentários. A partir da "sombra" da figura os alunos, ao estabelecer diferenças e semelhanças entre as peças (figuras), podem estar desenvolvendo aquelas competências.

    [Nota: 7,5]

    ResponderExcluir
  16. Tal poposta se faz interessante por levar o aluno à conhecer o conteúdo proposto de maneira dinamica e desenvolver neste noções de espaco e forma. Ressalto ainda a importância de uitilizar aspectos que envolva o cotidiano do aluno para na construçao da atividade. Muito bom!

    ResponderExcluir
  17. Não entendi muito bem a proposta da atividade com o tangran. Como ressaltar essas diferenças e semelhanças?

    Um abraço!


    Alana Vasconcelos

    ResponderExcluir