sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

* Descobrindo a Geometria

Profs.: Elaine e Renato


10 comentários:

  1. é uma atividade que permite a exploraão das formas geometricas de forma mais atrativa, e interessante para os alunos. Permite que eles aprendam construindo suas próprias figuras e, isso é bem proveitoso na atividae, pois as vezes eles podem construir algo que nem els mesmos saibam nomear e, isso se torna interessante por que vai pode haver o conflito, o questinamento do que é essa forma? qual o nome?enfim. gstei bastante.
    Darliane

    ResponderExcluir
  2. Rafaela Ferreira09/01/2011, 18:41

    Acho muito interessante a atenção para as características das figuras e não só aos nomes. A caracterização é sinonimo de compreensão, logo, se as crianças compreendem o que é ou significa cada figura, fica mais difícil decorar nomes ou imagens, é mais fácil a aprendizagem.
    Gostei da atividade e da atenção da dupla em relação a esse ponto.

    ResponderExcluir
  3. Ediane Faustino14/01/2011, 13:33

    A atividade realmente traz liberdade para a contrução dos conceitos geometricos, pois suas fundamentações se dão a partir das observações das crianaças sob as caracteristicas das figuras desenhadas por elas. acredito que o conhecimento se dê de forma mais gostosa e leve quando os alunos participam ativamente da construção dos conceitos!! Parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!! Gostei da atividade e queria deixar como sugestão que os alunos façam as atividades também com régua e compasso de verdade, depois ou antes de utilizar o software, de modo a trazer para o uso concreto dessas ferramentas em suas produções como modo de auxiliar no processo de medição. Bom trabalho!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da proposta pois conta com a participação das proprias crianças para seu desenvolvimento. Muito interessante...

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da proposta de vocês, pois acredito que trabalhar a construção e o reconhecimento de figuras geométricas é, sem dúvida alguma, muito importante,e as crianças aprenderão muito mais com as figuras que elas mesmas construiram. Parabéns ao grupo!!!

    luiza fontenele

    ResponderExcluir
  7. A proposta é interessante, pois explora um recurso apropriado ao conteúdo que se pretende trabalhar. Só não esqueçam que, no plano de aula, os conceitos a serem trabalhados devem ficar bem claros. Por exemplo, quais características, exatamente, vocês pretendiam explorar na atividade para apontar semelhanças e diferenças: número de lados, ângulos, perímetro...

    [Nota: 7,5]

    ResponderExcluir
  8. O uso desse software é bom porque a gente pode trabalhar todas as formas geométricas.

    Achei que a escolaridade escolhida condisse com o que foi proposto.

    Eu aplicaria, de forma mais focada, digamos assim. Para trabalhar uma característica em comum de algumas formas.

    Gostei bastante.


    Alana Vasconcelos

    ResponderExcluir
  9. Interessante a idéia de identificação das características das formas através do sofware. Gostei tambem da proposta de inicialmente serem apresentadas as formas para discussão e de finalizar com a criação e apresentação das formas criadas pelas crianças.

    Joana Brito

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante, mais uma vez reforço a importância desse software no aprendizado da geometria. Que se apresenta de uma forma muito dinâmica e que chama a atenção dos alunos, conduzindo-os para um bom resultado. Gostei muito dessa proposta!

    Aline Rebouças.

    ResponderExcluir